.

Servidores do Instituto Nacional de Coloniza��o e Reforma Agr�ria (Incra) se reuniram com integrantes da dire��o do Sintsep-GO e da Condsef nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, para discutir a realiza��o de uma atividade de mobiliza��o contra as supostas tentativas de desestrutura��o do �rg�o por parte do governo. Decis�o sobre atividade � se audi�ncia p�blica ou semin�rio � ser� tomada nesta segunda-feira, dia 28 de fevereiro.

Servidores do Instituto Nacional de Coloniza��o e Reforma Agr�ria (Incra) se reuniram com integrantes da dire��o do Sintsep-GO e da Condsef nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, para discutir a realiza��o de uma atividade de mobiliza��o contra as supostas tentativas de desestrutura��o do �rg�o por parte do governo.

Na ocasi�o, servidores do �rg�o citaram reportagem veiculada no jornal Valor Econ�mico, na qual o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presid�ncia da Rep�blica, Gilberto Carvalho, menciona que o Incra � um �rg�o �gigante, desgastado e enferrujado� que deve ser transformado.

Integrantes da Associa��o dos Servidores do Incra em Goi�s (Assincra-GO) demonstraram profunda preocupa��o com as prov�veis mudan�as que o governo pretende impor ao �rg�o, dentre elas, a suposta exclus�o do �rg�o como gestor e executor das a��es relacionadas � pol�tica de reforma agr�ria. Documentos e contradi��es nas a��es e nas declara��es do ministro do Desenvolvimento Agr�rio, Afonso Bandeira Florence, e do presidente da autarquia, Rolf Hackbart, apontam para essa desestrutura��o e at� poss�vel extin��o do �rg�o.

Apesar da fala contr�ria do ministro a qualquer processo de desestrutura��o, os servidores devem ficar �com a orelha em p�, advertiu Gilberto Jorge Cordeiro, diretor do Sintsep-GO e da Condsef. �Voc�s se lembram dos desmontes de �rg�os que o governo patrocinou nos �ltimos anos. O Ibama foi fracionado e dilacerado. Logo depois a Funasa � que agora s� cuida de Saneamento B�sico � e, mais recentemente, a Funai � que fechou a porta em muitos estados, inclusive em Goi�s. S� a estrutura de Sa�de Ind�gena � antes pertencente � Funasa e hoje ligada ao Minist�rio da Sa�de � est� maior que a pr�pria Funasa. E o mais grave: os recursos da Sa�de Ind�gena ser�o gerenciados por ONGs, o que � um absurdo. Dando mais um exemplo, h� dois anos o governo dizia �n�o, n�s n�o vamos extinguir a Funasa�. Mas, o que � a Funasa hoje?�, questionou.

Gilberto lembrou que h� v�rios anos a Condsef alerta sobre poss�veis tentativas do governo de descentralizar as atividades fim do Incra, transferindo-as para estados e munic�pios, de forma semelhante ao que ocorreu com a Sa�de. �Grande parte dos servidores ainda est� perdida discutindo tabelas salariais. A discuss�o hoje deve ser maior, deve abarcar a estrutura, o modelo de estado que n�s defendemos�, enfatizou.

Audi�ncia P�blica ou Semin�rio
Como resultado da discuss�o, uma nova assembleia entre Sintsep-GO e servidores do Incra/GO ocorre nesta segunda-feira, �s 9 horas, na sede da Assincra-GO, para se definir qual atividade ser� promovida pelos servidores. �Precisamos fazer uma ampla audi�ncia p�blica ou um semin�rio, com lideran�as nacionais tanto dos servidores quanto dos movimentos sociais. Precisamos debater o papel do Incra, que sempre foi e � o principal defensor de uma pol�tica efetiva de reforma agr�ria�, afirmou Gilson Filho, diretor de Comunica��o do Sintsep-GO e servidor aposentado do Incra.