.

Milhares de manifestantes de mais de 150 países ignoraram a forte chuva que caiu na tarde desta terça-feira, dia 27, em Belém, Pará, e fizeram uma abertura que ficará para a história do Fórum Social Mundial (FSM), em sua 9ª edição. A Condsef estava na atividade que percorreu mais de 4 quilômetros pelas ruas da capital paraense. Os milhares de ativistas marcharam no embalo da construção de um outro mundo possível. De ontem, 27, a 1º de fevereiro, mais de 120 mil pessoas devem participar dos inúmeros debates que o FSM vai proporcionar. O objetivo é criar estratégias e soluções para dar mais visibilidade às causas sociais.

No dia 30, a Condsef realiza oficina na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) sobre os serviços públicos brasileiros e as reformas do governo Lula. Ao longo desta semana a entidade participa também de diversas atividades. Condsef e sua filiada, Sindsep-PA, mantêm stands na Universidade Federal do Pará (UFPA) onde divulgam o trabalho em defesa dos servidores e dos serviços públicos brasileiros.

Nesse primeiro dia de Fórum, o Sindsep/PA realizou o 3º Encontro Estadual de servidores intoxicados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Mais de duzentos trabalhadores participaram da atividade. Há mais de treze anos essa categoria luta para que o governo assuma os problemas de saúde causados nos trabalhadores que utilizavam produtos como DDT, veneno usado para combater e matar mosquitos.

A Condsef e suas filiadas vêm denunciando a situação dramática e condições precárias em que vivem esses servidores intoxicados. Muitos, inclusive, vieram a falecer. Para que casos assim não se repitam, a luta para que a Funasa reconheça o problema e indenize os servidores continua. Com o objetivo de fortalecer o debate e defender soluções para garantir o atendimento a esses servidores, a Condsef estuda a realização de um encontro nacional da categoria em Brasília.

Somando forças
“Queremos aproveitar toda essa efervescência de idéias do Fórum para colocar a Condsef como uma das condutoras deste outro mundo possível”, disse Sérgio Ronaldo da Silva. No site da Condsef vamos divulgar as principais atividades em que a entidade estiver presente e repercutir os intercâmbios que serão feitos e os resultados práticos rumo ao reconhecimento dos servidores e melhora dos serviços públicos brasileiros.

Fonte: Sintsep-Go com Condsef