.

Na quinta-feira (19), em coletiva à imprensa, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que o governo vai manter os reajustes de mais de um milhão de servidores públicos nos prazos negociados e já convertidos em Lei, apesar da redução de R$ 21,6 bilhões no orçamento. Segundo o ministro, a decisão do governo sobre manter os prazos só mudará caso haja alterações dramáticas na arrecadação. Com a ressalva, o governo coloca os servidores atentos ao calendário. Diversas categorias aguardam para julho deste ano mais uma parcela dos reajustes escalonados até 2010. O objetivo continua sendo defender a manutenção dos prazos negociados e cumprimento de todos os acordos. A mesma garantia de que o governo pretende cumprir os prazos negociados com os servidores foi dada na noite de quarta (18) quando o ministro Paulo Bernardo recebeu entidades que representam um número expressivo de servidores, entre elas a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal).

Os servidores, que deram prova de sua mobilização esta semana com duas grandes marchas na Esplanada dos Ministérios, prometem redobrar esforços para lutar por seus direitos e defender o que foi assegurado pelo governo. A unidade, conquistada nessas atividades, deve ser ampliada e será fundamental para aumentar o poder de força dos trabalhadores.

Benefícios
Questionado sobre a disposição do governo em negociar revisões nos auxílios-alimentação, creche, plano de carreira e outros benefícios, o ministro deixou claro que o governo não trabalha com a possibilidade de assegurar orçamento para novos acordos em 2009.

Paulo Bernardo disse que apenas pequenas demandas que não envolvam grande impacto orçamentário poderão ser atendidas. Mas antes será preciso conversar. Para isso, a Condsef busca a abertura de agenda para negociar reajuste nos benefícios e levantar outras demandas que fazem parte da Campanha Salarial 2009.

A instalação imediata dos grupos de trabalho (GTs) que vão discutir reestruturação de carreira em diversos setores é outro ponto que vem sendo cobrado pela Condsef. De acordo com a Secretaria de Recursos Humanos (SRH), Portarias com instalação de todos os GTs devem ser publicadas durante o mês de abril.

Trabalho parlamentar
A Condsef aproveitou a presença da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) na audiência com o ministro e solicitou uma reunião para tratar da extensa pauta de interesse dos servidores que tramita no Congresso Nacional. A deputada assumiu recentemente o comando da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Públicos. O encontro deve acontecer nesta próxima semana.

No cenário atual, onde a situação econômica é instável e várias decisões do governo podem prejudicar os servidores de sua base, a Condsef permanece atenta. A entidade trabalha em todas as frentes, negociando com o governo, buscando apoiadores no Congresso e, principalmente, organizando os servidores públicos para que todos estejam prontos a lutar por seus interesses.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef