.

Além de debater a complexa conjuntura econômica e política, servidores terão a oportunidade de levantar prioridades específicas de cada categoria

A Condsef enviou nesta quinta-feira, 28 de abril, para suas entidades filiadas convocatórias para encontros de nove setores de sua base. Os encontros setoriais vão ocorrer nos dias 13 e 20 de maio. No dia 13 se reúnem representantes dos servidores dos Ex-Territórios, da Ciência e Tecnologia, da Área Agrária e Aposentados e Pensionistas. No dia 20 de maio promoverão seus encontros representantes dos servidores de Infraestrutura, Anistiados, Civis de Órgãos Militares, Área Ambiental e Administrativos Fazendários. Além de debater a complexa conjuntura econômica e política, os servidores terão a oportunidade de levantar prioridades específicas de cada categoria, além de traçar ações para buscar cumprimento de acordos já firmados e avanços nos processos de negociações para temas de cada setor e que ainda não foram retomados.

Já se reuniram, este mês, em Brasília servidores da Saúde, do Trabalho e Previdência, da AGU e da Cultura. Nesses encontros as crises política e econômica que tomam conta do cenário mereceram destaque. Há, entre os servidores, uma preocupação com a morosidade na apreciação de projetos que estão no Congresso Nacional e foram fruto de acordos firmados com o governo no processo de negociações do ano passado. Entre os itens mais esperados estão mudanças em regra que garante a média dos últimos cinco anos das gratificações para fins de aposentadoria. Os projetos ainda preveem reajuste de 10,8% em dois anos (ago/16 e jan/17) – já bem abaixo da inflação – para quase 90% das categorias.

Outra ameaça
O PLP 257/2016 é outra ameaça que preocupa. Neste projeto que prevê o alongamento da dívida dos estados estão embutidas propostas que retiram direitos dos trabalhadores dos setores públicos e privado. Desde que foi enviado pelo governo ao Congresso Nacional a Condsef, suas filiadas e demais entidades representativas que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef) estão engajadas num trabalho pela retirada imediata do PLP da pauta do Congresso. A Condsef publicou uma petição online em busca de assinaturas contra mais essa ameaça à classe trabalhadora. Participe, assine e compartilhe a campanha.

Para manter a sintonia com toda classe trabalhadora, a Condsef vai seguir debatendo ações em defesa de nossos direitos que serão tema dos próximos encontros da Direção Executiva e do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE). O Sintsep-GO participará das reuniões da DN e CDE, que ocorrem nos próximos dias 3 e 4 de maio. É urgente que todos os servidores federais permaneçam atentos aos movimentos de resistência e a agenda de lutas que devem ser indicadas. A resistência acontece com unidade e luta. Essas foram e sempre serão as formas da classe trabalhadora defender seus direitos e reivindicar avanços necessários para superar a crise econômica e enterrar a crise política sem retrocessos. Nenhum direito a menos, nenhum passo atrás. Todos à luta!

Sintsep-GO com Condsef