.

A Condsef esteve no Minist�rio do Planejamento na �ltima sexta-feira, dia 23, onde participou de reuni�o para negociar a extens�o de gratifica��o (Gacen) para cerca de 2.500 servidores da Funasa e Minist�rio da Sa�de (MS) que atuam no combate e controle de endemias, mas ainda n�o fazem jus a esse benef�cio. Hoje, pelo menos 25 mil servidores t�m direito a essa gratifica��o. No Planejamento, a Condsef levantou todo o hist�rico da busca de uma solu��o para o problema. A situa��o se arrasta desde 2008 quando foi publicada a Lei 11.784/08 que criou a Gacen em substitui��o � indeniza��o de campo. A discuss�o do tema est� prevista em termo de acordo firmado em agosto.

Um grupo de trabalho (GT) com reuni�es previstas para o in�cio de 2013 deve auxiliar no levante de solu��es para adequar a Lei 11.874/08 ao atendimento desse pleito. O Planejamento informou que vai consultar o MS e a Funasa sobre o assunto. Mas a Condsef acredita que ser� poss�vel avan�ar e buscar solu��o definitiva que garanta inclus�o desses trabalhadores que atuam em combate e controle de endemias, mas ainda n�o recebem a Gacen. Muitos dos que ficaram de fora est�o na mesma atividade, alguns h� mais de duas d�cadas. Outros itens, fruto do termo de acordo firmado entre Condsef e governo em agosto deste ano, v�o continuar sendo cobrados pela Confedera��o no pr�ximo per�odo.

Encontro nacional aprofundar� debate
Desde 2008, a luta dos servidores tem possibilitado avan�os importantes no que diz respeito � Gacen. Em julho deste ano a gratifica��o foi reajustada em 21%. Para os pr�ximos tr�s anos tamb�m foi obtida garantia de reajuste para a Gacen no mesmo patamar dos 15,8% at� 2015. Em fevereiro, a Condsef vai promover um encontro nacional dos servidores do setor da Sa�de de sua base. Ser� uma oportunidade importante para debater temas de interesse da categoria e aprofundar a busca pelo atendimento das demandas mais urgentes do setor. Para que outros avan�os sejam alcan�ados, � fundamental que a mobiliza��o da categoria continue a ganhar for�a.

Fonte: Condsef