.

A Condsef participou de mais uma reuni�o do grupo de trabalho (GT) que debate quest�es ligadas � Sa�de Ind�gena. O encontro aconteceu nesta ter�a-feira, dia 16, em Bras�lia. Na oportunidade a Condsef cobrou dos representantes do governo retorno sobre a implanta��o de uma gratifica��o espec�fica da Sa�de Ind�gena, pleito que j� vem sendo debatido h� pelo menos tr�s anos. A Secretaria de Recursos Humanos da Sa�de disse que deve entrar em contato com a Secretaria de Rela��es do Trabalho (SRT) do Minist�rio do Planejamento para agendar uma reuni�o espec�fica sobre a gratifica��o. Uma primeira reuni�o deve contar apenas com representantes do governo e, em seguida, outro encontro deve ser agendado com a participa��o dos representantes dos trabalhadores. A Condsef insistiu para que datas desses encontros fossem confirmadas na tentativa de avan�ar nos processos de negocia��o em torno da implanta��o da gratifica��o de Sa�de Ind�gena, mas as reuni�es seguem sem data definida.

Outra cobran�a feita durante a reuni�o do GT diz respeito a den�ncias de ass�dio moral e nepotismo que foram apresentadas contra chefe do Distrito Sanit�rio Ind�gena do estado de Tocantins. A Condsef cobrou tamb�m informa��es a respeito de provid�ncias que foram solicitadas para assegurar melhores condi��es de trabalho aos servidores que atuam na Sa�de Ind�gena no estado de Goi�s. Os representantes do governo no GT se comprometeram a buscar informa��es e o andamento das den�ncias; se comprometeram tamb�m a verificar agenda para as pr�ximas reuni�es do GT que devem continuar debatendo a situa��o da Sa�de Ind�gena.

O encontro n�o trouxe qualquer avan�o nos debates que est�o colocados. “Mais do que nunca � importante que a categoria siga atenta e reforce a mobiliza��o em torno de suas principais reivindica��es com objetivo de pressionar o governo a avan�ar em busca do atendimento de suas demandas mais urgentes”, afirma a nota da Condsef.

Fonte: Condsef