.

Representantes de entidades filiadas � Condsef de Goi�s e mais dezesseis estados (PE, AM, RS, RO, RJ, MT, PB, SP, TO, PA, MA, AP, MG, RR, SE e BA) participaram na ter�a-feira, dia 20, da reuni�o do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE), na sede da Confedera��o em Bras�lia. Entre as pautas centrais do encontro estavam as bandeiras de luta priorit�rias dos servidores para 2013. A busca pela regulamenta��o da Conven��o 151 e da Negocia��o Coletiva no setor p�blico, al�m da luta pelo direito irrestrito a greve. Ao longo dos pr�ximos meses as entidades filiadas � Condsef devem promover semin�rios sobre o tema nos estados. No dia 25 de janeiro a Condsef realiza um debate nacional de Negocia��o Coletiva e Direito de Greve. No mesmo dia ser� realizada uma plen�ria nacional da Confedera��o. No dia 26 de janeiro a Condsef participa de um semin�rio das Tr�s Esferas (Federal, Estadual e Municipal) que tamb�m abordar� o assunto.

Outro ponto bastante destacado no CDE, e que tem preocupado, vem sendo a persegui��o pol�tica que muitos est�o sofrendo em �rg�os como Arquivo Nacional, INPI e outros que realizaram uma greve leg�tima que uniu trabalhadores de quase todo o setor p�blico este ano. O CDE aprovou e a Condsef far� uma campanha de den�ncia contra as retalia��es que os servidores de sua base v�m sofrendo por parte do governo da presidenta Dilma Rousseff. Al�m de orientar suas filiadas a realizar mobiliza��es nos �rg�os contra as persegui��es, a Condsef tamb�m vai solicitar audi�ncias com ministros dos �rg�os onde est�o ocorrendo a maior parte dos casos relatados.

As delibera��es aprovadas no CDE ser�o levadas ao f�rum que re�ne 31 entidades em defesa dos servidores e servi�os p�blicos. O f�rum se re�ne no dia 4 de dezembro quando um calend�rio conjunto de atividades deve ser aprovado. J� est� confirmada a participa��o da Confedera��o em um ato p�blico no dia 28 deste m�s, na Esplanada dos Minist�rios, pela anula��o da reforma da Previd�ncia � aprovada com aux�lio da compra de votos. A atividade acontece a partir das 9 horas. � tarde haver� panfletagem no Congresso Nacional. A Condsef recomenda a participa��o de todas as suas filiadas neste evento importante para resgatar uma s�rie de direitos retirados a partir de 2003 com a Reforma da Previd�ncia.

Campanha Salarial 2013
No dia 4 de dezembro as entidades devem definir datas para atividades pr�-programadas em defesa dos servidores e servi�os p�blicos. A Condsef entende que o governo j� descumpriu acordos firmados nesta �ltima greve e orienta suas bases a se prepararem para aprofundar a luta contra a retirada de direitos e em defesa do plano de lutas defendido pelo f�rum dos Federais.

Em janeiro, as entidades devem protocolar junto ao Planejamento, Senado, C�mara dos Deputados e Casa Civil a pauta unificada do f�rum. Em fevereiro ser� lan�ada a Campanha Salarial 2013. O objetivo � realizar um ato no audit�rio Nereu Ramos na C�mara dos Deputados. Em mar�o, o f�rum dos Federais organiza uma marcha a Bras�lia.

Al�m da pauta pr�via do conjunto dos servidores, a Condsef tamb�m busca outras frentes de luta em defesa dos servidores de sua base. A entidade vai buscar uma reuni�o com representantes da Ag�ncia Nacional de Sa�de (ANS) e do Planejamento para tratar dos planos de sa�de de autogest�o. A entidade tamb�m quer debater a sa�de do trabalho buscando a efetiva��o de exames peri�dicos al�m de assegurar direitos de servidores da Funasa intoxicados no trabalho. Aqueles que ainda sobrevivem, enfrentam graves problemas de sa�de sem que o Estado d� suporte a eles e suas fam�lias.

Audi�ncias e plen�rias setoriais
A Condsef tamb�m vai buscar audi�ncias p�blicas para tratar a situa��o de setores de sua base como Dnocs, Area Ambiental e outros. A entidade tamb�m vai agendar plen�rias setoriais. A do Incra j� est� confirmada para o dia 10 de dezembro. Servidores do DNPM, Dnit, Agricultura, Aposentados, Trabalho e Emprego, Funai e Sa�de tamb�m devem realizar seus encontros que devem ocorrer todos antes do lan�amento da Campanha Salarial 2013.

Os sinais enviados pelo governo aos servidores d�o conta de que 2013 ser� um ano ainda mais dif�cil que 2012. Por isso, a categoria deve estar pronta para redobrar o esfor�o, a unidade e a mobiliza��o em torno de sua pauta urgente de reivindica��es.

Fonte: Condsef