.

Sintsep-GO e demais entidades filiadas à Condsef apontaram a agenda de atividades que será seguida no próximo ano e que vai acompanhar o calendário do fórum que reúne 31 entidades em defesa dos servidores e serviços públicos

O Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) da Condsef realizou no último dia 22 a última reunião deste ano, em Brasília. O Sintsep-GO e as entidades filiadas à Condsef apontaram a agenda de atividades que será seguida no próximo ano e que vai acompanhar o calendário do fórum que reúne 31 entidades em defesa dos servidores e serviços públicos. No dia 8 de janeiro a Condsef participa de uma reunião do fórum que deve confirmar as datas das próximas atividades. Está apontada para os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro uma reunião ampliada do fórum. A Condsef levará para esses encontros propostas de atividades para lançamento da Campanha Salarial Unificada 2015 que deve ser lançada na 2ª quinzena de fevereiro. No dia 30 do próximo mês o CDE volta a se reunir.

A Condsef reafirma a suas filiadas a importância de reforçar a mobilização dos servidores em seus locais de trabalho. A pauta de reivindicações única continua contando com a busca por uma política salarial com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; data base em 1º de maio; isonomia dos benefícios entre os Três Poderes; luta pela retirada de projetos que prejudicam a categoria e aprovação daqueles que preservam direitos dos trabalhadores; mudanças nas regras para aposentadoria com média dos pontos dos últimos cinco anos da avaliação de desempenho e incorporação de gratificações.

Todos os esforços devem ser feitos para retomada do diálogo com a nova equipe do governo, incluindo o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. A Condsef já esteve com representantes da equipe de transição do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. A expectativa é de que Barbosa tome a iniciativa e convoque uma audiência reunindo a representação do conjunto dos federais para dialogar pendências e ouvir as reivindicações mais urgentes do setor público. Os servidores também esperam que a presidente Dilma honre o debate sobre a agenda propositiva aprovada por ela durante a campanha eleitoral. A agenda lista onze pontos prioritários para a maioria da categoria.

Diálogo permanente
Em reunião com representantes das centrais sindicais, entre elas a CUT, a própria presidente Dilma assegurou que é sua intenção manter diálogo permanente para discutir demandas dos trabalhadores, incluindo a regulamentação definitiva da negociação coletiva no setor público. À equipe de transição a Condsef também entregou documentos que foram objeto de acordo firmado com a maioria dos servidores. Entre eles está o termo de acordo número 11 que assegura negociação para discutir itens urgentes da pauta dos servidores do Executivo.

Desde agosto de 2012, quando da assinatura desses termos, nenhum avanço significativo foi alcançado em direção ao acordado. Nem o reajuste de benefícios para o Executivo, como o auxílio-alimentação, sinalizado inicialmente como possibilidade, foi considerado pelo governo. O que se espera é que o próximo ano traga efetividade e avanços reais com o cumprimento de pendências e atendimento de demandas represadas do setor público. Para conquistar os avanços esperados, a mobilização e a unidade dos federais vão continuar sendo essenciais ao longo de 2015.

Fonte: Condsef