.

Agora é oficial: a candidatura de Lula à Presidência da República foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 15. Acompanhados por milhares de militantes que ocuparam a capital federal neste dia histórico, o candidato à vice-presidente na chapa de Lula, o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a presidenta do PT Gleisi Hoffmann, e a deputada do PC do B Manuela D’Ávila formalizaram a vontade da maioria do povo brasileiro. Confira aqui fotos da participação do Sintsep-GO na Marcha Lula Livre.

Após formalizar o registro, eles se juntaram aos 50 mil manifestantes que participaram da Marcha Lula Livre e se reuniram em frente ao TSE para um grande ato popular de apoio a candidatura do ex-presidente.

Haddad disse para a militância que Lula é o único candidato capaz de tirar esse país da crise “e nós não pretendemos arredar o pé das ruas até conduzir Lula ao Palácio do Planalto. E é isso que nós vamos fazer.”

Se dirigindo à multidão que acompanhava o ato, Haddad leu a carta de Lula ao povo brasileiro:

-A partir de amanhã, vamos nos espalhar pelo Brasil para – nas ruas, no trabalho, nas redes sociais, mas principalmente olhando nos olhos das pessoas – lembrar que esse país um dia já foi feliz e que os mais pobres estavam contemplados no orçamento da União como investimento, e não como despesa, conclama Lula na carta.

-Vamos dialogar com aqueles que viram que o Brasil saiu do rumo, estão sem esperança, mas sabem que o país precisa resolver o seu destino nas urnas, não em golpes ou no tapetão. Lembrar que com democracia, com nosso trabalho, o Brasil vai voltar a ser feliz, continua o ex-presidente.

-Enquanto eu estiver preso, cada um de vocês será a minha perna e a minha voz. Vamos retomar a esperança, a soberania e a alegria desse nosso grande país, diz Lula em um trecho da carta.

Para a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, o dia do registro da candidatura de Lula é um dia histórico na caminhada política do povo brasileiro porque, pela primeira vez na história, o registro da candidatura a presidente da República foi feito nos braços do povo.

-Lula está registrado e é candidato à presidente do Brasil. Muitos disseram que a candidatura de Lula não seria registrada, mas nós registramos e vamos com ele até no final, no dia 7 de outubro.

Segundo Gleisi, a chegada até esse dia foi a despeito de muitos que não acreditavam, a despeito do golpe de 2016, que começou com o impeachment da Dilma, a retirada dos direitos dos trabalhadores, com a recessão na economia, com a crise política e o ataque a democracia.

-Chegamos aqui pela resistência, pela persistência, mas, sobretudo, porque nós acreditamos no Brasil, acreditamos no povo brasileiro. Nosso povo está sofrido, desempregado e passando por grandes necessidades e vê em Lula a esperança, a confiança nos dias melhores.”

Otimista com a força e determinação que o povo demonstrou nas ruas de Brasília, o presidente da CUT, Vagner Freitas, disse que o dia 15 de agosto é o dia da virada.

-Nós vamos fazer as eleições das nossas vidas. Nós, da militância, vamos eleger Lula para revogar a reforma trabalhista, defender a Petrobras, defender as empresas públicas, defender a nossa água e nossas terras.

Segundo ele, é preciso mudar o Judiciário, controlar os meios de comunicação para que o Congresso Nacional seja das trabalhadoras e dos trabalhadores brasileiros.

Vagner disse ainda que o registro da candidatura de Lula “é o registro da ousadia do povo brasileiro”.

Hoje foi vitória da democracia.

Sintsep-GO com informações da CUT