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O Ministério do Planejamento promoveu uma mudança no Siapnet, portal do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos. A partir de agora os servidores cadastrados no programa poderão preencher um termo de ocorrência quando observarem descontos indevidos em seus contracheques. A medida busca conter o grande número de denúncias de servidores que são lesados por seguradoras, associações financeiras, entre outras instituições cadastradas no Siape e que causam prejuízos promovendo descontos indevidos em contracheques. A Condsef recebe inúmeras denúncias de servidores lesados, em sua maioria aposentados e pensionistas. Após conversar com o Planejamento sobre uma solução para este problema a entidade vê neste recurso uma possibilidade de amenizar a grave situação.

Quando o servidor identificar qualquer desconto irregular em seu contracheque ele deve acessar o Siapnet e preencher o termo de ocorrência de denúncia. Com o formulário em mãos, o servidor deve apresentar a denúncia formal ao setor de Recursos Humanos de seu órgão. A partir daí o Planejamento terá possibilidade de analisar a denúncia e investigar a origem dos descontos indevidos, podendo assim promover o desligamento da instituição que estiver lesando servidores.

Ao acessar o Siapnet preste atenção. Quem estiver nesta situação deve utilizar o recurso clicando em Consulta/Consignações/Redigir termo de ocorrência de denúncias. A Condsef vai acompanhar junto ao Planejamento se a iniciativa está ajudando a identificar irregularidades e protegendo a integridade dos servidores.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef