.

No �ltimo dia 21 de outubro, o Sintsep-GO realizou reuni�o setorial com os servidores do Minist�rio do Trabalho e Emprego em Goi�s (MTE/GO) para discutir as den�ncias apresentadas pelos trabalhadores relativas a ass�dio moral, a��es coercitivas e anti�ticas praticadas pela gest�o da Superintend�ncia Regional do Trabalho e Emprego em Goi�s (SRTE/GO). Al�m do sindicato, participaram da reuni�o representantes da FENASPS, da CONDSEF, do Comando Nacional de Greve do MTE/GO, a presidente Interina da Comiss�o de �tica e Ouvidora Geral Adjunta do Minist�rio do Trabalho e Emprego, Maria das Gra�as Gon�alves e o Coordenador-Geral de Recursos Humanos do MTE, Luiz Eduardo Lemos da Concei��o – que coordenou a reuni�o.

Relatando a situa��o vivenciada no dia a dia pelos servidores, companheiros ligados � Asmitego (Associa��o dos Servidores do MTE/GO), afirmaram que os trabalhadores convivem “com atitudes de autoritarismo, marcada por persegui��es, por massacre emocional e outras viola��es � pessoa, que atingem frontalmente a todos os trabalhadores que tem compromisso com seu trabalho e os resultados dele”, disse. V�rios outros trabalhadores do �rg�o relataram ainda epis�dios de sofrimento moral, na execu��o do trabalho, causados pelas atitudes do titular SRTE/GO.

O presidente do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues de Souza, ressaltou que desde a deflagra��o do movimento paredista do MTE/GO, a superintend�ncia do �rg�o tem praticado a��es sistem�ticas de viol�ncia moral aos trabalhadores com amea�as constantes – como perda de emprego; troca de turno de trabalho sem pr�vio aviso; ordenar execu��o de tarefas acima ou abaixo do conhecimento do trabalhador; constrangimento p�blico; entre muitas outras. “Tudo o que est� descrito como ass�dio moral, na pr�pria cartilha fornecida pelo MTE, foi praticado pela superintend�ncia do �rg�o”, denunciou Ademar. �Ele chegou ao absurdo de, ap�s exonerar servidores de cargos de chefia � � pedido deles mesmos � por apoiarem o movimento paredista, impedir que estes tivessem acesso a seus pertences pessoais, nas mesas onde trabalhavam, praticando constrangimento p�blico, tratando o espa�o p�blico como se fosse algo privado dele�, complementou o sindicalista.

Ademar informou ainda que o Sintsep-GO forneceu � Assembl�ia Legislativa documentos que comprovam Ass�dio Moral � Comiss�o de Direitos Humanos da Casa, acrescentando que se “fazem necess�rias solu��es para afastar definitivamente os nefastos dias a foram submetidos os servidores da SRTE/GO”.

Diante do que foi exposto, o representante da Condsef na reuni�o, Rog�rio Expedito, disse que o superintendente perdeu a qualidade para dirigir o �rg�o em Goi�s. “Ele provocou quest�es muito graves de Ass�dio Moral e est� em total despreparo para ocupar o cargo de Superintendente do MTE em Goi�s. Neste sentido, a Condsef – em apoio ao Sintsep-GO – vai solicitar a sa�da do gestor, por ser imposs�vel sua manuten��o”, afirmou.