.

Paralisação na Cultura completa um mês nesta quinta e continua em busca de diálogos efetivos com governo

Servidores da Cultura completam um mês de paralisação de atividades nesta quinta-feira, dia 12, em busca de um processo efetivo de negociações com o governo que ainda não aconteceu. A mobilização da categoria continua com a convicção de todos os trabalhadores de que suas reivindicações são legítimas. Uma ação já foi entregue a Justiça pedindo revisão da decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determinou retorno ao trabalho dos servidores do Ibram e Iphan. Os servidores pedem que, ao menos, seus representantes sejam convocados para uma audiência de conciliação que pode servir de intermédio para um diálogo que efetive a busca de um consenso nos conflitos instalados. Assim, ainda com uma crise na Cultura, o Brasil dá a largada para a Copa do Mundo. Os servidores esperam que a solução para os conflitos aconteça o quanto antes.

Aos servidores não interessa prejudicar os milhares de turistas do Brasil e do mundo que estarão a partir de hoje em clima de festa. A categoria apenas espera respeito ao seu direito legítimo de se mobilizar pelo atendimento de demandas justas. A paralisação não é fruto da Copa do Mundo e sim de uma inabilidade do governo para o diálogo que não começou agora, mas que todos os servidores esperam que se resolva logo.

Os servidores que seguem mobilizados acreditam que é possível garantir melhores condições de trabalho e acesso irrestrito a serviços públicos de qualidade, incluindo cultura, a toda população. Com um termo de acordo firmado ainda em 2007 que continua com cláusulas pendentes, os servidores da Cultura lembram que esperam por soluções desde antes da última Copa realizada em 2010 na África do Sul. Apostando na força de um processo justo e democrático, a expectativa é de que essa Copa não termine sem que suas reivindicações tenham sido atendidas.

Sintsep-GO com Condsef