.

Para mediar impasses, TST apresentou proposta que será apreciada. Reajuste de 9% em salários e benefícios é um dos itens. Resposta da categoria será protocolada dia 16 de agosto

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Emmanoel Pereira, conduziu na quarta-feira, 10 de agosto, audiência de conciliação entre empresa e empregados da Ebserh. O objetivo é tentar dissolver os impasses instalados no processo de negociações que envolvem o acordo coletivo de trabalho (ACT) da categoria. A categoria tem até o dia 15 de agosto para promover assembleias que vão discutir pontos ainda divergentes do ACT. No dia 16, o resultado dessas assembleias será protocolado junto ao TST. Um percentual de 9% de reajuste em salários e benefícios está entre os itens a serem analisados. Confira aqui a ata da audiência. Na quinta, 11, representantes do comando nacional de mobilização dos empregados da Ebserh e diretores da Condsef se reuniram na sede da entidade em Brasília para avaliar os resultados da audiência e apontar orientações para o movimento.

Um dos pontos observados pelos representantes da categoria está na tentativa da Ebserh de atribuir o que denominam “poder de império” ao Dest, do Ministério do Planejamento. Esta seria uma tática para dificultar alterações das propostas da empresa. Há ainda um entendimento de que a empresa está insistindo em alternativas que podem repercutir em divisão dos trabalhados e no enfraquecimento do movimento de greve e organização sindical da categoria. O ministro do TST ressaltou a importância da conciliação. Ao mesmo, disse entender as preocupações da empresa como gestora, mas explicitou o direito dos trabalhadores de serem consultados sobre propostas que afetam suas condições de trabalho.

Além do percentual de 9% em salários e benefícios, o TST listou outros itens que os empregados da Ebserh devem discutir em assembleias pelo País, entre eles: adoção de regime de 12×36 na forma proposta pela empresa; criação de um grupo de trabalho para debater previdência complementar, progressão funcional e gratificação de titulação; reposição dos dias parados; licença para acompanhar pessoa da família/consultas e exames. Os detalhes podem ser visto no relatório enviado pela Condsef às entidades filiadas com orientações do comando nacional de mobilização para realização de assembleias em todo Brasil. Confira a íntegra do relatório clicando aqui.

Os resultados das assembleias devem ser enviados à Condsef até o dia 15 de agosto. No dia 16, a entidade protocola a decisão da maioria no TST.

Sintsep-GO com Condsef