.

Administrativos da AGU promovem dia nacional de lutas na quarta, 25, e querem acesso a conteúdo de plano de carreira do setor

Servidores administrativos da AGU e da PGFN vão promover um dia nacional de lutas nesta quarta-feira, dia 25. O objetivo central do ato, que deve acontecer em todos os locais de trabalho da AGU no Brasil, é cobrar do governo acesso ao conteúdo e plano de carreira do setor. Desde o dia 15 de outubro, servidores vêm cobrando informações sobre este plano que estaria autorizado pela Presidência da República. A notícia de que um pacote estaria sendo preparado para carreiras jurídicas pelos ministros da AGU, Luís Inácio Adams, e do Planejamento, Nelson Barbosa, chegou a ser divulgada. A Condsef, desde a divulgação desses fatos, passou a cobrar audiência com representantes da AGU e do Planejamento para cobrar a participação ativa da categoria neste processo.

Em encontro recente com o secretário-geral da Condsef, o secretário de Relações do Trabalho (SRT), Sérgio Mendonça, afirmou que também ainda não havia tido acesso ao plano de carreira dos administrativos da AGU. Mendonça disse que iria buscar ter acesso a este conteúdo para então convocar uma reunião com representantes da categoria. Além de cobrar o acesso imediato do conteúdo deste plano de carreira, os servidores querem a participação neste debate para a concretização e envio do projeto ao Congresso Nacional. Há ainda uma informação que circula de que o prazo para encerramento dessas negociações seria o dia 30 deste mês.

Para garantir que as informações que ligam os ministros da AGU e do Planejamento na articulação do envio deste plano de carreira com aval da Presidência da República, é preciso ação conjunta da categoria em todo o Brasil. A Condsef, com suas filiadas e a Asagu estão juntas na convocação deste dia nacional de lutas pela definição da carreira dos administrativos da AGU. Esta é uma bandeira de luta que já atravessa mais de duas décadas. Mobilização e unidade são essenciais para que o atendimento efetivo dessa demanda finalmente aconteça.

Fonte: Condsef