O vice-presidente do Sintsep-GO, Gilberto Jorge Cordeiro, se reuniu na tarde desta quinta-feira, 28/11, com trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, no auditório do Hospital das Clínicas.

Além dos informes, os principais pontos de pauta foram a discussão da proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2021 e a eleição de delegados para o encontro nacional do setor, em Brasília, dias 6 e 7 de dezembro próximos.

Segundo Gilberto, os empregados públicos decidiram encaminhar as propostas ao sindicato até o dia 3 de dezembro. A atual proposta de ACT está em dissídio, na Justiça do Trabalho.

BREVE HISTÓRICO DO ACT 2019/2020
Em dezembro de 2018, foi protocolada a proposta dos trabalhadores e desde então foram realizadas sete reuniões com a empresa, que se manteve inflexível em não avançar nas tratativas do ACT 2019/2020.  Já conhecendo a postura da empresa, foi solicitado pela CONDSEF/FENADSEF a mediação junto ao TST no mês de fevereiro. O pedido ficou inerte e, concomitantemente, a comissão tentou por diversas reuniões chegar a uma proposta que atendesse a classe, porém, sem sucesso.

Na mediação o vice-presidente do TST apresentou proposta mediada apenas com  base  na  proposta  da  empresa,  que  apresentou  um  pequeno  avanço,  ainda,  não satisfatório. Diante  do  cenário  a  mesa  solicitou  uma  prorrogação  do  ACT  haja  vista  a  ausência  de acordo,  que  até  o  momento  somam  três  prorrogações -no  mês  de  julho, houve  o  recesso  do judiciário; no mês corrente, em nova reunião com a empresa, a mesma aceitou a proposta do TST da cláusula econômica, porém se manifestou inflexível às cláusulas sociais da proposta anterior dos mesmos; então a mesa apresentou uma contraproposta com novas redações das cláusulas.

No TST, a proposta apresentada pela empresa foi a praticar o reajuste econômico conforme proposto pelo Tribunal e manter todas as cláusulas sociais, exceto duas, sendo uma referente ao abono e outra referente ao acompanhamento de pessoa da família.

Até o momento, os trabalhadores não concordaram com os termos da empresa. “Estamos na fase de discutir agora o novo ACT, com os avanços que nós achamos necessários, e construí-la junto com os companheiros da Condsef/Fenadsef”, afirmou Gilberto.